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10 ALIMENTOS QUE RETARDAM O ENVELHECIMENTO DA PELE

19.10.2017

 

 

Você que tem uma alimentação saudável e equilibrada, com certeza tem mais saúde, qualidade de vida e a pele mais bonita. Segundo Érica Monteiro, dermatologista da clínica Image e professora da Unifesp, uma dieta saudável interfere na produção exagerada de radicais livres, que causam estragos nas células e levam ao envelhecimento precoce. Hoje o Universo Jatobá traz algumas dicas e uma lista com 10 alimentos que ajudam a retardar o envelhecimento da pele. Será que você consome todos eles?


Estima-se que ao diminuir em 30% o total de calorias consumidas diariamente, não só é possível estender a vida por mais uma década, como desacelerar o envelhecimento do organismo, incluindo a pele. Uma dieta rica em fibras também repercute no melhor funcionamento do intestino. Quando ele não funciona bem, as toxinas proliferam pelo corpo e a pele sofre.
Fuja dos industrializados! De acordo com a dermatologista, açúcar e farinha refinada são grandes vilões. Eles aumentam a produção de glicose e levam a um processo chamado de glicação, que degrada tanto o colágeno como a elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele.


Confira a lista com os 10 melhores alimentos para conseguir uma pele de pêssego:


1 . Aveia: rica em vitaminas B1 e B2, que fazem bem à pele, e silício, importante na produção do colágeno que garante a sustentação da pele. 


2 . Azeite extra-virgem: rico em antioxidantes e vitaminas A, D e E, que retardam o envelhecimento precoce. O ideal é consumir uma colher de sopa por dia. 


3 . Castanha-do-Pará: contém selênio, mineral que atua no combate aos radicais livres e é essencial para equilibrar a tireóide, o colabora para evitar oscilação do peso. Mas é calórica e deve ser consumida com moderação.


4 . Cenoura: essencial para manter a integridade das células da pele por conter altas quantidades de vitamina A. O betacaroteno consiste em um fotoprotetor natural.


5 . Frutas cítricas: têm altas quantidades de vitamina C e também têm o poder de neutralizar os radicais livres. Além disso, auxilia na produção de colágeno, mantendo a pele firme. Exemplos: laranja, limão, acerola e kiwi.


6 . Frutas vermelhas: Contêm antocianina e ácido elágico, substâncias que evitam a formação de rugas. Exemplos: morango, amora, framboesa, entre outras.


7 . Linhaça: o zinco auxilia na síntese do colágeno, dá sensação de saciedade e regula o funcionamento do intestino.


8 . Salmão: rico em ômega 3, que combate as reações inflamatórias do organismo.


9 . Tomate: possui licopeno e vitamina C, que retardam o envelhecimento da pele. Já o magnésio e o sódio ajudam no combate à flacidez. 


10 . Vinho: tem substâncias antioxidantes, como o resveratrol, antocioninas e flavanóides. Como é calórico e alcoólico, não se deve tomar mais do que uma taça ao dia
 

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