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ALIMENTOS RICOS EM FERRO

17.07.2017

 

 

O ferro é um nutriente essencial para o organismo. Ele é responsável pela formação da hemoglobina, elemento essencial para transportar oxigênio por todo o corpo, inclusive para o coração. Ele age na manutenção do sistema imunológico e, seus alimentos fontes, contribuem para a saúde da pele, pois produz colágeno e elastina.
Durante o período de gestação e durante a infância a ingestão do ferro é recomendada pelos especialistas, pois, assim como o ômega-3 ele contribui para a capacidade cognitiva e de aprendizado da criança, reduz o risco de morte maternal no parto e no pós-parto, melhora a resistência à infecções e é fundamental para um crescimento saudável.
Confira a lista de 10 alimentos ricos em ferro


1- Carnes vermelhas
Comida de maneira equilibrada, as carnes vermelhas são as principais fornecedoras de ferro, em geral, 5mg para cada 100 gramas. Assim, fígado, rins ou coração são recomendados em caso de deficiência de ferro.


2 - Peixes
A cada 100 gramas de ferro ingerida, você consome entre 0,5 a 1mg a de ferro.


3- Beterraba
A cada 100 gramas de beterraba crua, você ingere 2,5mg de ferro. A versão cozida contém um menor nível de ferro.


4 - Gema de ovo
Em uma gema do ovo são encontrados 1mg de ferro.


5 - Cereais
100 gramas ede cereais contêm cerca de 5mg desta substância. Algumas opções são: massas integrais, quinua, aveia, cevada e trigo.


6 - Grãos
Lentilha, feijão preto, feijão carioca e feijão branco são alimentos ricos em fibras alimentares, proteínas e ferro. A ingestão de 100g por dia fornece uma média de 2mg de ferro.


7 - Nozes e amêndoas
Em 100 gramas de avelã, amêndoas, pistache e castanha do pará estão presentes cerca de 2,5mg de ferro.


8 - Frutas secas
A cada 100 gramas de figo, uva-passa com semente, pêssego e damasco estão presentes cerca de 2mg de ferro.


9 - Ostras
Consumindo cerca de oito unidades (100g de ostras) você ingere entre 5 a 9mg de ferro. Grávidas não devem consumir ostras devido ao risco de toxoplasmose.


10 - Vegetais verdes
Agrião, rúcula, espinafre, couve e brócolis também são ótimas fontes de ferro, 100g contêm cerca de 3,6mg de ferro.
 

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