04.01.2018

Please reload

AS 10 HORTALIÇAS MAIS CONSUMIDAS NO BRASIL

26.06.2017

 

 

ELAS ESTÃO TODOS OS DIAS NAS MESAS DE MILHARES DE PESSOAS E SEU CONSUMO TENDE A CRESCER CADA VEZ MAIS. ESTAMOS FALANDO DAS HORTALIÇAS BRASILEIRAS E DE COMO ELAS VÊM SENDO VALORIZADAS NOS ÚLTIMOS ANOS, TANTO NO MERCADO NACIONAL COMO INTERNACIONAL. AS HORTALIÇAS CAMPEÃS DE CONSUMO NO BRASIL SÃO A BATATA, O TOMATE E A CEBOLA. MAS TAMBÉM MERECEM DESTAQUE A ABÓBORA, O REPOLHO, A ALFACE, O CHUCHU, A BATATA-DOCE E O PIMENTÃO.

 

ABÓBORA

COM FRUTOS RICOS EM VITAMINA A, POSSUI UMA VARIEDADE DE TIPOS, COMO A SECA, BAIANINHA, JAPONESA E CABOTIÁ. NECESSITA DE ABELHAS PARA A POLINIZAÇÃO E ALGUMAS VARIEDADES TAMBÉM PRECISAM QUE OUTRA ESPÉCIE FORNEÇA O PÓLEN, CASO CONTRÁRIO DEVE SER APLICADO HORMÔNIO SINTETICAMENTE.

 

ALFACE

DE FOLHAS LISAS OU CRESPAS, ROXAS OU VERDES, A ALFACE É UMA HORTALIÇA DE SABOR AMARGO RICA EM CÁLCIO E VITAMINA A. ALGUMAS VARIEDADES SE ADAPTAM MELHOR AO CLIMA QUENTE E OUTRAS AO CLIMA MAIS AMENO. AS ALFACES DE VERÃO PODEM SER CULTIVADAS DURANTE TODO O ANO EM TODAS AS REGIÕES DO PAÍS E SUA COLHEITA É FEITA DE 50 A 60 DIAS DEPOIS.

 

BATATA

IMPORTANTE FONTE DE CARBOIDRATOS, FÓSFORO E VITAMINA B, ESSE TUBÉRCULO ADAPTA-SE MELHOR A SOLOS ARENOSOS E SEU PLANTIO DEVE SER FEITO PREFERENCIALMENTE NO INVERNO E PRIMAVERA NO CENTRO-SUL DO PAÍS, DEMORANDO DE 90 A 120 DIAS PARA SER COLHIDA, QUANDO AS RAMAS JÁ ESTÃO SECANDO.

 

BATATA-DOCE

COM RAÍZES RICAS EM AÇÚCARES E AMIDOS, SUAS CASCAS VÃO DO BRANCO AO ROXO. NÃO EXIGE MUITA ÁGUA E NUTRIENTES PARA SER CULTIVADA, MAS PRECISA DE UM BOM PREPARO DO SOLO. DESENVOLVE-SE MELHOR EM REGIÕES MAIS QUENTES E A MELHOR FORMA DE PROPAGAÇÃO É FEITA ATRAVÉS DAS RAMAS NOVAS, ENTERRANDO OS ENTRENÓS E DEIXANDO PARA FORA A PONTA COM FOLHAS.

 

CEBOLA

A PARTE CONSUMIDA É O SEU BULBO, QUE É RICO EM VITAMINA B. COMO OS BULBOS PRECISAM DE LUZ PARA SEREM FORMADOS, DE MANEIRA GERAL A CULTURA SE ADAPTA MELHOR A TEMPERATURAS ALTAS, MAS SE O PRODUTOR ESTÁ INTERESSADO EM SEMENTES, AS PLANTAS DEVEM SER EXPOSTAS A UM PERÍODO PROLONGADO DE FRIO.

 

CENOURA

A PARTE COMESTÍVEL DESSA PLANTA É A RAIZ DE COR ALARANJADA CARACTERÍSTICA, POSSUINDO ELEVADO TEOR DE BETACAROTENO (NECESSÁRIO PARA PRODUZIR VITAMINA A. PARA UMA BOA GERMINAÇÃO, O PLANTIO DEVE SER FEITO EM SOLO FOFO EM TEMPERATURA DE 20 A 30 GRAUS, A NÃO SER PARA PRODUTORES DE SEMENTES, QUE DEVEM FAZER O PLANTIO EM TEMPERATURAS MAIS BAIXAS.

 

CHUCHU

RICA EM FIBRAS, VITAMINAS E POTÁSSIO, A PLANTA É DE HÁBITO TREPADOR. SUA CULTURA EXIGE MUITA ÁGUA E PRODUZ BEM EM CLIMA AMENO, ENTRE 15 E 25 GRAUS. NÃO TOLERA TEMPERATURAS MAIS BAIXAS QUE ISSO E SE FOR EXPOSTA A CALOR EXCESSIVO TENDE A SOFRER DOENÇAS CAUSADAS POR FUNGOS.

 

PIMENTÃO

RIQUÍSSIMA EM VITAMINAS C E A, ESSA HORTALIÇA DEVE SER PLANTADA PRIMEIRAMENTE EM BANDEJAS E DEPOIS TRANSPOSTA PARA SOLO BEM NUTRIDO. POR SER UMA PLANTA DE ORIGEM TROPICAL, DESENVOLVE-SE MELHOR EM TEMPERATURAS MAIS ELEVADAS.

 

REPOLHO

HORTALIÇA DE FOLHAS ARREDONDADAS QUE FORMAM UMA CABEÇA, É RICA EM VITAMINAS B, E E K. SEU PLANTIO É FEITO POR MUDAS E EXIGE BASTANTE ADUBO E ÁGUA, ADAPTANDO-SE MELHOR SOB TEMPERATURAS AMENAS E FRIAS, POIS RESISTE ATÉ A GEADAS. TAMBÉM EXISTEM VARIEDADES ADAPTADAS A TEMPERATURAS MAIS ALTAS.

 

TOMATE

UMA DAS FRUTAS DE MAIOR CONSUMO EM TODO O MUNDO, É FONTE DE VITAMINAS A E C E DE POTÁSSIO. SUAS PRINCIPAIS VARIEDADES SÃO SANTA CRUZ, SALADA, ITALIANO, CEREJA E AGROINDUSTRIAL. TODAS ELAS PRECISAM DE UMA BOA ADUBAÇÃO E DESENVOLVEM-SE MELHOR EM REGIÕES ALTAS, COM ALTA INCIDÊNCIA DE LUZ SOLAR.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
  • Instagram_App_Large_May2016_200
  • Facebook Basic Square
Recentes

Tel: 67 3253 8689

FAZENDA SANTA RITA DE CÁSSIA

PARQUE JARDIM ATLÂNTICO

CAMPO GRANDE - MS