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OS BENEFÍCIOS DA SALADA PARA A SAÚDE

27.03.2017

 

 

POR QUE DEVEMOS COMER SALADA?
As saladas ganharam destaque nos estudos nutricionais depois que várias pesquisas comprovaram a importância de vegetais para a nossa saúde. As folhagens, legumes e verduras são ricas em nutrientes essenciais que nem sempre encontramos em outros alimentos. Esses alimentos contém muitas vitaminas, sais minerais e fibras. Além disso, são fonte de substâncias antioxidantes, que atuam no organismo neutralizando a ação dos radicais livres. Assim, a combinação de vários ingredientes desse tipo faz com que as saladas sejam funcionais: ajudem a afastar doenças e melhorar o funcionamento do organismo. Quanto mais variadas e coloridas, melhores elas são.

 

VANTAGENS DA SALADA:
As saladas são pratos com baixo teor calórico, porque os ingredientes utilizados geralmente são bem leves. No entanto, isso muda de figura se usamos molhos, óleos em excesso, queijo ou outros ingredientes mais calóricos;


Além do baixo índice calórico, as saladas também são indicadas nas dietas porque ajudam a reduzir a fome. Experimente comer um belo prato de folhas e verduras cruas antes de almoçar. Você vai comer bem menos e se sentirá saciada por mais tempo;


Outra grande vantagem das saladas é a grande quantidade de fibras. Isso explica porque elas aumentam a sensação de saciedade, mas os benefícios não param por aí. Essas fibras melhoram o funcionamento do intestino e estimulam a presença de microrganismos do bem em nosso sistema digestivo;


As folhas, verduras e legumes são bastante ricos em água. Nem todo mundo sabe, mas boa parte da hidratação vem da alimentação e esses alimentos são fundamentais para manter o organismo funcionando normalmente;


Na hora de preparar, as saladas são muito rápidas e práticas, principalmente se você já deixar as folhas e hortaliças higienizadas na geladeira.

 

SALADAS MAIS SAUDÁVEIS:
Como comentamos no primeiro tópico ali em cima, alguns desses benefícios vão depender de como você prepara a sua salada. A escolha dos ingredientes, o uso dos temperos certos e os cuidados na hora de comprar e higienizar os ingredientes fazem toda a diferença. Veja as dicas:


Prefira os ingredientes mais frescos e daquela estação. Pouca gente sabe, mas alimentos de época têm maior concentração de nutrientes. Além disso, você vai poder aproveitar os baixos preços e variar no preparo;


Ao comprar folhas, prefira aquelas que estiverem sem manchas e inteiras. Ah, mas vale um lembrete: alimentos bonitos demais podem estar carregados de agrotóxicos. Sempre que possível, prefiro os orgânicos;


Os melhores temperos para saladas são as ervas. Limão e vinagre também são ótimas opções, porque trazem benefícios e não acrescentam calorias. Se for usar azeite, não exagere muito para não acrescentar calorias. E evite o sal;


Os delicioso molhos para saladas podem torná-las menos saudáveis, sobretudo se forem industrializados. No dia a dia, prefira só temperar com os ingredientes mencionados acima. Acrescente molho somente em ocasiões mais especiais e opte por receitas mais magrinhas, com iogurte desnatado em vez de maionese, por exemplo;


Além de verduras e legumes, que tal incrementar a salada com frutas? Essa é uma ótima forma de incluir nutrientes e aproveitar os benefícios das frutas.

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